Garantir um bom desempenho, saúde, bem-estar e longevidade de um equino atleta é um desafio aos seus proprietários. De modo geral, o cavalo e égua são animais extremamente exigentes sobre as condições das instalações, rotina e alimentação, principalmente os animais atletas.
Dessa forma, garantir uma boa alimentação para esses animais de forma a atender todas as exigências nutricionais se torna um desafio.
Visando potencializar o aproveitamento da dieta e suplementar a dieta do animal, os suplementos com base em aminoácidos devem ser utilizados como estratégia para desenvolvimento e melhoria do rendimento.
Aminoácidos são moléculas orgânicas, onde um grupamento de aminoácidos forma a proteína. A digestão das proteínas começa na boca e continua no estômago, mas sua digestão final e absorção ocorre no intestino delgado. As fibras, diferente das proteínas, são digeridas e absorvidas na porção final do intestino grosso (ceco e cólon), por causa da fermentação dos microorganismos presentes (OLIVEIRA, C.A.A., 2013).
O sistema digestório dos equinos é adaptado a receber pequenas porções fibrosas continuamente, dessa forma, entendendo a complexidade desse sistema, o manejo alimentar dos equinos se torna um desafio.
Os equinos atletas respondem ao perfil do aminoácido, a fonte e local de digestão da proteína, dessa forma, é necessário entender as exigências de aminoácidos para definir a melhor estratégia de suplementação.
Os aminoácidos essenciais aos equinos são 22, onde 13 destes são formados pelo próprio organismo do equino, por tanto para os outros 9 aminoácidos, existe a necessidade de suplementação específica, são eles (VOGT, R.B. 2022):
- Fenilalanina;
- Isoleucina;
- Leucina;
- Lisina;
- Metionina;
- Treonina;
- Triptofano;
- Histidina;
- Valina.
Desses aminoácidos, a lisina é o primeiro aminoácido limitante (primeiro aminoácido que em sua ausência impede a manutenção da síntese proteica), responsável pela manutenção do equilíbrio do nitrogênio, crescimento e manutenção muscular (VOGT, R.B. 2022).
Compreender e atender às necessidades dos equinos atletas pode ser a diferença entre o desempenho mediano e a excelência nas pistas e nos campos. É aqui que o EquiPrime se torna essencial.
Desenvolvido para superar os desafios da nutrição equina, o EquiPrime é uma solução de suplementação alimentar meticulosamente formulada que fornece 20 dos 22 aminoácidos essenciais existentes, em sua maioria de forma prontamente disponíveis, incluindo a lisina, o aminoácido limitante vital para o equilíbrio do nitrogênio e a manutenção muscular.
Imagem: Antes e depois de equino submetido ao tratamento com EquiPrime por 33 dias.
O EquiPrime contribui para que seu cavalo atleta receba a nutrição necessária para crescimento e reparação muscular diferenciados, além de garantir uma melhor recuperação pós exercícios.
Este suplemento é a peça que falta para completar a dieta do seu equino, assegurando que ele tenha não apenas a energia e a força para competir, mas também o suporte nutricional para uma saúde ótima e uma vida mais longa, campeã e produtiva.
Ao escolher o EquiPrime, você está investindo na saúde e no potencial de seu cavalo atleta, proporcionando-lhe as ferramentas necessárias para alcançar e manter um alto padrão de performance.