Os Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG são subprodutos resultado do processo de destilação de grãos da indústria de etanol, mais comum o grão de milho. Após o milho ser fermentado, os resíduos são separados e secos resultando nos Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG, ricos em proteína, energia e fibras.
O processo de obtenção deste subproduto inicia a partir da moagem do milho, em sequência adição de água e enzimas para fermentação. Realizada a fermentação o líquido resultante é destinado a produção de etanol e os resíduos sólidos secos e moídos, posteriormente são destinados a alimentação animal.
Buscar minimizar os custos de produção mantendo a alta produtividade é um desafio constante para qualquer produtor. Entendendo que a alimentação representa cerca de 70% dos custos de produção na criação de animais, alternativas nutricionais eficientes e econômicas são necessárias, nesse cenário os Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG representam uma excelente fonte nutricional e de baixo custo.
A alta concentração de nutrientes dos Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG são uma excelente opção para inclusão parcial na formulação de ração na dieta de bovinos de corte e leite.
Em uma avaliação de custos de um suplemento para bovinos a pasto com a inclusão de dos Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG (Acrimat, 2018) foi observada uma inversão dos custos quando sua inserção é de 37,20% (Tabela 1), demonstrando que devido ao seu baixo custo, essa é uma alternativa rentável para substituição de alimentos, principalmente os proteicos que geralmente possuem maior valor. No entanto, é importante considerar o equilíbrio nutricional da dieta com a disponibilização adequada de minerais e vitaminas.
Tabela 1: Relação de custo de dieta com o aumento da inclusão do Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG a dieta de bovinos de corte.
Além do preço mais acessível os Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG possuem outras vantagens, essas relacionadas a sua qualidade nutricional, como:
- Alto teor de fibra de qualidade, auxiliando na manutenção da saúde ruminal;
- Alto teor de Proteína Não Degradada No Rúmen – PNDR, o que aumenta o teor de proteína metabolizável, dessa forma a proteína que é disponível para o metabolismo animal possui um menor gasto energético para seu aproveitamento.
- Maior digestibilidade do extrato etéreo, de forma a possuir menor efeito deletério ao intestino do animal, aproveitando melhor os ácidos graxos essenciais produzidos.
- Menor quantidade e disponibilidade do amido, reduzindo os riscos da acidose ruminal.
Apesar de ser uma excelente fonte de nutrientes, é preciso cuidado no uso dos Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG pois, quando inserido na dieta devemos considerar que os níveis de minerais também foram aumentados, dentre eles o enxofre.
O enxofre é um mineral que, quando em altos níveis de inclusão na dieta, o animal pode apresentar a polioencefalomalácia, reduzir o desempenho de produção de carne ou leite, reduzir o consumo alimentar e alterações no fígado.
Dessa forma, é necessário que o produtor tenha em mãos a análise de seus Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG e que um nutricionista possa fazer a recomendação de inclusão e formulação dessa dieta.
Os Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG representam uma opção valiosa na dieta de bovinos de corte e leite, oferecendo uma fonte concentrada de nutrientes e a possibilidade de redução de custos por meio da substituição parcial de alimentos proteicos e energéticos.
Ao fazer uso consciente dos Grãos Secos de Destilaria / Dried Distillers Grains – DDG, os produtores podem maximizar a eficiência nutricional e econômica de suas operações pecuárias.