o-que-e-o-casqueamento-preventivo-para-vacas-leiteiras

O que é o casqueamento preventivo para vacas leiteiras?

Os cascos dos bovinos, e de todos os animais que o possuem, tem a finalidade de sustentação e locomoção. Sua estrutura queratinizada é rígida e de crescimento contínuo em toda a vida do animal.

O casqueamento preventivo consiste na avaliação e remoção regular dos excessos dos cascos que possam, eventualmente, comprometer a locomoção, produtividade e saúde geral do rebanho.

Esse procedimento é uma prática essencial que busca manter os cascos em boas condições, prevenindo doenças e lesões que possam acontecer devido ao crescimento excessivo ou deformidades. Portanto, visa a manutenção da saúde e bem-estar das vacas leiteiras.

o-que-e-o-casqueamento-preventivo-para-vacas-leiteiras

Problemas de casco que podem ser evitados

O casqueamento preventivo pode evitar uma série de problemas comuns nos cascos das vacas leiteiras, tais como:

1. Pododermatite:
    • Descrição: Infecção bacteriana que afeta o tecido entre os dedos do casco.
    • Sintomas: Inchaço, dor, mau odor e claudicação (mancar).
    • Prejuízos econômicos: Redução na produção de leite devido à dor e desconforto (estresse), custos com tratamento e perda de produtividade.
  2. Laminite:
    • Descrição: Inflamação do tecido laminar dentro do casco, muitas vezes associada a problemas metabólicos.
    • Sintomas: Claudicação, sensibilidade ao toque e deformidades nos cascos.
    • Prejuízos econômicos: Diminuição na produção de leite, aumento nos custos veterinários e possível necessidade de descarte do animal.
  3. Úlceras de sola:
    • Descrição: Lesões dolorosas na sola do casco, frequentemente causadas por superfícies duras, pontiagudas ou úmidas.
    • Sintomas: Claudicação severa, dor intensa e dificuldade de movimentação.
    • Prejuízos econômicos: Queda na produção de leite, aumento nos custos de tratamento e manejo, além de possível descarte precoce do animal.
  4. Erosão do talão:
    • Descrição: Desgaste anormal dos talões dos cascos, geralmente devido a superfícies inadequadas.
    • Sintomas: Desgaste desigual dos cascos, claudicação e dor.
    • Prejuízos econômicos: Diminuição na produção de leite, custos adicionais com cuidados veterinários e perda de eficiência produtiva.
o-que-e-o-casqueamento-preventivo-para-vacas-leiteiras

Prejuízos econômicos de problemas de casco

Os problemas de casco podem causar significativos prejuízos econômicos em uma fazenda leiteira, incluindo:

• Redução na produção de leite: Vacas com dor e desconforto devido a problemas de casco produzem menos leite.
  • Aumento nos custos veterinários: O tratamento de doenças e lesões nos cascos pode ser caro e demorado.
  • Descarte prematuro: Animais com problemas crônicos de casco muitas vezes precisam ser descartados mais cedo, reduzindo o tempo de sua vida produtiva no rebanho.
  • Impacto no bem-estar animal: Problemas de casco afetam diretamente o bem-estar animal, o que pode impactar na eficiência reprodutiva e a qualidade do leite.

Periodicidade do casqueamento preventivo

A periodicidade do casqueamento preventivo varia de acordo com vários fatores, incluindo o manejo, condições do ambiente, produtividade e dieta dos animais.

Podem ser seguidas algumas recomendações:

• Fazendas com alta produção: Realizar o casqueamento preventivo a cada 4 a 6 meses. Vacas de alta produção são mais suscetíveis a problemas de casco devido ao maior estresse metabólico.
  • Fazendas com produção moderada: Realizar o casqueamento preventivo a cada 6 a 8 meses. Essas vacas podem ter um menor risco de problemas, mas ainda assim precisam de cuidados regulares.
  • Ambientes úmidos ou lamacentos: Aumentar a frequência do casqueamento devido ao maior risco de infecções e erosões.
  • Monitoramento individual: Inspecionar regularmente os cascos de todas as vacas e ajustar a frequência de acordo com as necessidades individuais.
o-que-e-o-casqueamento-preventivo-para-vacas-leiteiras

A prevenção de problemas de casco através do casqueamento preventivo dos animais, é capaz de reduzir prejuízos econômicos e melhorar a eficiência produtiva do rebanho. Além disso garante saúde e bem-estar para as vacas leiteiras.

Adotar uma abordagem proativa, com inspeções regulares e cuidados adequados, é essencial para manter um rebanho saudável e produtivo.

o-que-e-o-casqueamento-preventivo-para-vacas-leiteiras

Deseja ainda garantir um excelente desempenho de suas vacas leiteiras?

Nucleo Lac

NucleoLac ST