A transgenia é uma técnica de melhoramento genético que consiste na transferência de características genéticas de uma espécie para outra.
Com a transferência de gene, é possível desenvolver plantas mais produtivas e resistentes a fatores climáticos, pragas e doenças que antes essa espécie era susceptível.
Atualmente as plantas que mais se beneficiam dessa tecnologia, destacam-se a soja e o milho.
O que são os transgênicos?
A transgenia é um processo em que o gene de uma espécie que representa uma característica de interesse agronômico, como a resistência a cigarrinhas, é inserido no DNA de uma outra planta. A partir desse momento, a planta modificada, passa a conter as características de resistência a cigarrinha que antes não apresentava.
Essa técnica utiliza ferramentas de biotecnologia, como a engenharia genética, para modificar o DNA das plantas.
Plantas geneticamente modificadas são chamadas de transgênicas, que é o sinônimo para Organismo Geneticamente Modificado – OGM.
Fonte: Ciências 4 all. 2011.
Benefícios da transgenia na agricultura
Resistência a doenças e parasitas
Um dos maiores desafios da agricultura é o controle contra doenças e parasitas que afetam grandes e pequenas plantações.
Uma estratégia muito utilizada para o controle de doenças e parasitas é o uso de inseticidas e fungicidas, porém, além do alto custo que possuem, existe uma preocupação com a contaminação do meio ambiente e a saúde humana.
Dessa forma, a transgenia oferece uma solução econômica e sustentável. Plantas transgênicas exigem menor uso de inseticidas e fungicidas.
Aumento da Produtividade
Para o aumento produtivo, cientistas selecionam genes que melhoram a eficiência do uso de nutrientes ou resistentes as condições adversas do clima, permitindo um melhor desempenho das plantas.
Exemplos de Sucesso
Soja RR (Roundup Ready)
A Soja RR é um exemplo de sucesso da transgenia. Desenvolvida nos Estados Unidos em 1985, essa variedade de soja é resistente ao glifosato.
Essa resistência permite que os agricultores controlem ervas daninhas de forma mais eficaz, sem danificar a cultura de soja.
O resultado é uma redução no uso de herbicidas e um aumento na produtividade da soja.
Milho Bt (Bacillus thuringiensis)
O Milho Bt é outro exemplo de sucesso, contém genes da bactéria Bacillus thuringiensis, que produzem proteínas tóxicas para insetos.
Essa modificação genética permite que o milho se defenda desses parasitas, reduzindo a necessidade de pesticidas e aumentando a produção.
A transgenia é uma ferramenta do melhoramento genético de plantas, que não apenas oferece soluções inovadoras para problemas, como doenças e parasitas, mas também abre caminho para uma agricultura mais sustentável e produtiva.
No entanto, é crucial que o desenvolvimento e uso de culturas transgênicas seja realizado de forma responsável, considerando os impactos ambientais e a aceitação pública.
A contínua pesquisa e desenvolvimento na área de transgenia prometem trazer ainda mais avanços no futuro, contribuindo para a segurança alimentar global e a preservação dos recursos naturais.