a-grande-tendencia-da-agricultura-troca-do-uso-de-agrotoxicos-para-o-uso-de-agentes-biologicos

A grande tendência da agricultura:  Troca do uso de agrotóxicos para o uso de agentes biológicos

Existe uma grande pressão do mercado para o produtor, cada vez mais, diminuir o uso de produtos químicos e passar a usar agentes biológicos.

Diante dos desafios do mercado de produção de grãos, novas estratégias de Environment Social Governance / Governança Ambiental, Social e Corporativa -ESG, os produtores têm buscado formas alternativas para aumentar sua produção utilizando meios sustentáveis.

Entendendo esse cenário, o manejo de agentes biológicos tem sido uma estratégia utilizada na agricultura como alternativa ao uso de inseticidas químicos e agrotóxicos, aumentando a produtividade e garantindo a sustentabilidade do sistema.

Os agentes biológicos possuem uma variedade de organismos benéficos, que desempenham diferentes funções, tais como:

• Promover a saúde do solo;
  • Controle de pragas;
  • Controle de doenças;
  • Aumento do crescimento das plantas.

Compreender a importância e a aplicação de biológicos na agricultura, é uma vantagem socioeconômica que essa prática pode oferecer.

Fungos entomopatogênicos no controle de cigarrinhas-das-pastagens.

Uso de agentes biológicos na agricultura

Os agentes biológicos na agricultura são utilizados de diversas maneiras, cada um desses usos oferece benefícios específicos que contribuem para uma produção agrícola mais eficiente e sustentável.

1. Biofertilizantes:

Os biofertilizantes podem ser enriquecidos com microorganismos que possuem a função de tornar os nutrientes do solo, como nitrogênio, fósforo e potássio, mais disponíveis para as plantas absorverem.

Seu uso reduz a necessidade da aplicação de fertilizantes químicos, reduzindo os custos e os impactos ambientais.

1. Bioestimulantes:

Os bioestimulantes promovem o crescimento e a saúde das plantas através de substâncias naturais e microrganismos que estimulam maior absorção de nutrientes e aumentam sua tolerância a situações que geram estresse, aumentando, com isso, a produtividade das plantas.

1. Biocontrole:

Os agentes de biocontrole possuem a finalidade de combater as pragas e doenças agrícolas.

Cada microorganismo possui uma forma de atuar nesse controle, como:

• Competição com patógenos;
  • Produção de substâncias tóxicas para os patógenos e pragas;
  • Estímulo da defesa natural das plantas;
  • Predadores naturais das pragas.

Joaninha no controle biológico de pulgões.

Benefícios no uso de agentes biológicos na agricultura

Os benefícios no uso de agentes biológicos na agricultura são inúmeros, são alguns deles:

1. Sustentabilidade ambiental:

Os agentes biológicos desempenham um papel fundamental na promoção de práticas agrícolas mais sustentáveis. Eles reduzem a dependência de produtos químicos sintéticos, que podem prejudicar o solo, a água e a biodiversidade.

Além disso, contribuem para a saúde do solo, estimulando ciclos naturais de nutrientes e aumentando a atividade biológica.

1. Melhoria da qualidade do solo:

Microrganismos benéficos aprimoram a estrutura do solo, ampliando sua capacidade de reter água e nutrientes. Isso leva a solos mais saudáveis e produtivos, capazes de suportar cultivos intensivos sem degradação.

1. Redução de custos:

Apesar do investimento inicial ser maior para alguns produtos biológicos, no longo prazo, em sua grande maioria diminuem os custos de produção.

A redução na necessidade de fertilizantes e pesticidas químicos, aliada ao melhor desempenho das plantas, resulta em economia significativa para os produtores.

1. Segurança alimentar:

A utilização de produtos biológicos na agricultura contribui para a segurança alimentar, uma vez que reduz os resíduos de pesticidas nos alimentos. Esse aspecto é cada vez mais relevante para atender às demandas dos consumidores e às regulamentações internacionais.

1. Aumento da produtividade:

Os produtos biológicos têm o potencial de aumentar a produtividade agrícola ao promover a saúde das plantas e melhorar a qualidade do solo.

Quando as plantas estão mais saudáveis e resistentes, sua produção é ampliada e a qualidade é aprimorada, o que contribui para a lucratividade e sustentabilidade das propriedades agrícolas.

Investir em tecnologias biológicas é um passo fundamental para um futuro mais verde e próspero na agricultura

A utilização de agentes biológicos na agricultura, representa um avanço significativo para a sustentabilidade e produtividade do setor.

Esses agentes biológicos oferecem uma série de benefícios, desde a melhoria da saúde do solo até a redução de custos e o aumento da produtividade.

Aplicação de inoculante em silagem de milho.

Deseja adquirir inoculante, um agente biológico que promove melhor fermentação da sua silagem?

Aporte Silagem

aporte-microbiota-produto-agricola-plantacoes-bioterra-02