carne-de-frango-tem-hormonio

Carne de frango tem hormônio?

No Brasil, a carne de frango é uma das carnes mais consumidas, além do país ser o maior exportador de carne de frango do mundo, com 5,138 milhões de toneladas em 2023. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal – ABPA, o consumo de carne de frango no Brasil em 2022 foi de 45,2 kg por pessoa, aproximadamente 3,7 kg por mês.

Mesmo diante do alto consumo de frango no país, muitos acreditam que é aplicado hormônio em frangos para estimular o seu desenvolvimento, como uma justificativa para o seu rápido crescimento de aproximadamente 40 dias.

carne-de-frango-tem-hormonio

Afinal, há ou não aplicação de hormônio na criação de frangos de corte?

A resposta para essa pergunta é NÃO.

Desde 2004, o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA proibiu o uso de hormônios na produção de aves, assim como é proibida em outros países como o Estados Unidos, além de estabelecer uma rígida fiscalização que extinguiu o uso de hormônios na produção de frangos de corte.

Apesar da dura fiscalização do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, ainda assim, muitos falam erroneamente que há hormônio na criação de frangos, o que levou em 2014 o Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA autorizar as indústrias a colocarem nas embalagens a frase “sem uso de hormônios, como estabelece a legislação brasileira.”

carne-de-frango-tem-hormonio

Então, o que promove o crescimento acelerado em frangos de corte?

O que promove o rápido desenvolvimento em frangos de corte é a combinação de uma alimentação balanceada, manejo correto e melhoramento genético, sendo o fator genético o principal e de maior contribuição para o rápido crescimento de frangos.

O melhoramento genético de frangos ocorre a séculos, a fim de viabilizar e escalar sua produção, a seleção genética ocorreu para diversas finalidades, como:

• Redução de idade ao abate;
  • Aumento da conversão alimentar;
  • Aumento do peso ao abate;
  • Rendimento de carcaça;
  • Cortes nobres.

Essa seleção resultou em menores custos de produção, maior lucro e maior agilidade na produção dos frangos de corte.

carne-de-frango-tem-hormonio

A realidade da produção dos frangos de corte

A produção de frangos moderna conta com um rígido sistema operacional, onde o manejo das aves é realizado em ambiente silencioso, com controle de incidência solar e temperatura, de forma a garantir o bem-estar das aves.

Esses animais também contam com uma dieta balanceada, com segurança alimentar e específica para cada fase de produção.

Os avanços científicos e tecnológicos permitem uma produção mais eficiente e sustentável, garantindo não apenas o crescimento rápido dos frangos, mas também a qualidade e a segurança dos produtos finais (carne).

carne-de-frango-tem-hormonio

O uso de hormônios na produção do frango de corte é uma desinformação perpetuada por mitos populares.

O verdadeiro motor por trás do crescimento acelerado dos frangos reside no melhoramento genético contínuo, alimentação balanceada e no manejo cuidadoso das aves. Práticas que não apenas garantem a eficiência da produção, mas também promovem um padrão elevado de qualidade e sustentabilidade na indústria avícola.