Na pecuária de precisão, a primeira demanda que garante eficiência no manejo e sucesso no negócio, é a identificação dos animais. Se trata de uma ferramenta eficaz para garantir decisões direcionadas e eficientes.
Nesse contexto os brincos de identificação, entram como uma ferramenta eficiente para marcar individualmente cada animal do rebanho. São feitos de materiais resistentes, como o plástico, e contém informações essenciais, como:
- Número de identificação do animal;
- Ano do nascimento;
- Código de barras para leitura de histórico do animal;
- Nome da fazenda;
- Logotipo da fazenda;
- Telefone para contato.

Com a identificação individual por meio de brincos, pode ser efetuada a rastreabilidade do gado.
Em casos de doenças ou contaminação alimentar pelo consumo de carne, é possível rastrear a origem do alimento e definir medidas de controle sanitário. Dessa forma, essa prática resguarda a saúde pública e fortalece a confiança do consumidor nos produtos do agronegócio.
Por meio da identificação individual com brincos, o produtor pode monitorar os seus animais de forma detalhada, observar aspectos reprodutivos, de crescimento, saúde e produtividade. Assim, o produtor é capaz de identificar e definir quais são os animais mais produtivos e eficientes, traçar estratégias reprodutivas e de manejo, que otimiza a alocação de recursos e torna o sistema mais eficiente e mais produtivo.

Além das vantagens relacionadas ao controle gerencial do produtor, a legislação ainda exige a identificação desses animais para controle sanitário e movimentação entre as propriedades. Por tanto, ao tirar uma Guia de Transporte Animal – GTA o produtor identifica os animais em transporte com seus respectivos brincos, cumprindo as regulamentações e evitando penalidades caso os fiscais encontrem alguma irregularidade.
Concluindo, a identificação individual no rebanho permite uma gestão mais eficiente, resultando em benefícios econômicos. Animais saudáveis e bem geridos obtém melhor desempenho e, consequentemente, maior rentabilidade ao produtor.
O uso de brincos de identificação no gado é uma prática que traz benefícios significativos em termos de rastreabilidade, gestão eficiente, conformidade legal e benefícios econômicos. Adotar essa prática é um passo fundamental para garantir a saúde e produtividade do rebanho, além de assegurar a qualidade total no processo produtivo do negócio pecuário.
Encorajamos todos a considerar a implementação de sistemas de identificação por brincos nos animais de seu rebanho.

Deseja adquirir brincos de identificação para seus animais hoje?
Brinco de Identificação Individual para Bovinos
- ações
- 0Facebook
- 0Copiar Link
- 0Gmail
- 0E-mail
- 0Pinterest
- 0Comentários