O Brasil hoje é o segundo maior produtor e maior exportador de carne bovina do mundo, mesmo possuindo índices tão altos de produtividade, é um dos poucos países que ainda possui potencial para aumentar a produtividade e qualidade de carne em uma mesma área de produção.
Índices publicados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos – USDA em 2023, demonstrou uma queda anual na produtividade de carne dos Estados Unidos, maior produtor de carne bovina do mundo, superior a 4%, e um aumento no Brasil de 2% ao ano.
Gráfico: Exportadores mundiais de Carne Bovina até julho de 2023 (mil toneladas).
Fonte: Release USDA. FAMASUL. Julho/2023
Isso ocorre, pois a maioria dos pecuaristas ainda não investem em tecnologia de ponta para o aumento da produtividade, então conforme os produtores vão tendo acesso as informações e passam a investir, a produtividade aumenta, mesmo sem aumentar a área de produção.
Hoje um dos investimentos de maior retorno produtivo é na alimentação, onde a suplementação em aminoácidos entra com papel fundamental para aumento da produtividade.
Utilizar suplementos orgânicos compostos por aminoácidos, vitaminas e minerais, promove ganho de peso através do estímulo à produção hormonal por glândulas hipófise, tireóide e paratireóide que promove a reconstituição proteica e retenção de nitrogênio (OLIVEIRA, M.V.M., et al. 2016). Dessa forma, o suplemento é capaz de aumentar a formação de músculo e potencializar a absorção de nutrientes, otimizando o aproveitamento da dieta ingerida.
Um segundo ponto de exigência do mercado da carne, além da quantidade, é a qualidade da carne formada. Vários fatores afetam a maciez, sabor, aparência de degradabilidade da carne, como:
- Genética do animal: Algumas raças depositam mais gordura intramuscular, outras subcutânea, outras raças formam mais músculos, o que é inversamente proporcional a deposição de gordura. Além disso, dentro de cada raça existem suas variações.
- Manejo nutricional: Uma dieta que possibilite o animal expressar seu máximo potencial genético, que atenda as exigências nutricionais específicas do animal.
- Idade: A idade que o animal é abatido influência diretamente na espessura da gordura subcutânea, que deve ser de 2,5 a 3 mm, e na quantidade de gordura intramuscular.
- Estresse: Considera-se dois tipos de estresse, o crônico e agudo.
- Estresse crônico: Quando o animal, durante sua vida, é submetido constantemente a situações de estresse, como excesso de calor e alta taxa de lotação do lote, nesses casos a carne pode sofrer alterações devido às baixas concentrações de glicogênio, então após o abate a carne fica Escura, Dura e Seca – DFD, de pH maior que 5,9 e 6,5. A alteração acontece quando não ocorre a reposição de carboidratos no organismo.
- Estresse agudo: Quando o animal é submetido a uma situação de estresse intensa e rápida, como o transporte pré-abate, a carne fica Pálida, Mole e Exsudativa – PSE, devido à rápida glicólise pós abate que gera uma queda do pH quando a temperatura da carne está alta, na primeira hora após abate.
- Manejo pré-abate: Transporte, descanso e alimentação antes do abate, com o objetivo de reduzir o estresse.
- Manejo pós-abate: Resfriamento, armazenamento e transporte de carne, evitando a degradação da carne.
Observando os desafios e oportunidades apresentados para a pecuária brasileira, destaca-se a necessidade de investir em tecnologias que impulsionem o aumento tanto a quantidade quanto da qualidade da carne bovina produzida no Brasil. Neste contexto, dois produtos surgem como aliados: Convert Plus e Power Drench.
O Convert Plus é um suplemento inovador, rico em aminoácidos, vitaminas e minerais, que potencializam a função hormonal e promovem a síntese proteica, levando o aumento da produtividade bovina.
Já o Power Drench, com sua fórmula especial, ajuda a reduzir o estresse animal, tanto crônico quanto agudo, garantindo que a qualidade da carne não seja comprometida por adversidades como calor excessivo ou manejo pré-abate.
Utilizar o Convert Plus e o Power Drench juntos nas práticas de manejo não apenas coloca o produtor na vanguarda da tecnologia em nutrição e bem-estar animal, como também se traduz em resultados tangíveis, ou seja: animais mais saudáveis, cortes de carne de melhor qualidade e uma operação mais sustentável e lucrativa.
A escolha por esses suplementos é um passo em direção a um futuro onde o Brasil não só mantém seu papel de liderança na exportação de carne bovina, mas também define o padrão de excelência em qualidade e sustentabilidade.
Apostar no Convert Plus e no Power Drench é investir em uma carne superior que atende às exigências dos mercados mais sofisticados, ao mesmo tempo que promove a saúde e a eficiência do rebanho.