como-prevenir-colicas-em-cavalos

Como prevenir cólicas em cavalos

Na criação de equinos, seja para esporte, trabalho ou passeio, uma grande preocupação de todos produtores é a ocorrência de cólicas, sendo uma das maiores causas de morte nos cavalos. 

Os cavalos são animais extremamente sensíveis a qualquer adversidade, como mudanças climáticas, troca de ração, troca do volumoso, presença de microrganismos nos alimentos e infecções. Dessa forma, a maior preocupação dos produtores é com a saúde de seus animais.

As cólicas são distúrbios gastrointestinais causados por diversos fatores, que provocam dores, queda da imunidade do animal e muitas vezes resultam em infecções e doenças oportunistas, como a laminite, podendo levar à morte. Medidas preventivas devem ser tomadas para evitar quadros de cólicas e medidas de monitoramento devem ser adotadas para que se identifique casos de cólicas.

como-prevenir-colicas-em-cavalos

O que pode gerar cólicas em cavalos?

Existem várias causas possíveis para cólicas em cavalos, incluindo:

1. Mudanças na dieta dos cavalos

Mudanças, como a introdução de novos tipos de volumoso ou ração na alimentação sem respeitar o processo de adaptação dos animais podem desestabilizar o sistema digestivo do cavalo, levando à cólica.

2. Alimentos de baixa qualidade aos cavalos

Volumoso ou ração de má qualidade, contaminados com mofo ou poeira, podem causar irritação gastrointestinal e infecções oportunistas.

3. Consumo excessivo de amido

Alimentos ricos em amido, como o milho, podem fermentar rapidamente no intestino, levando à produção de gases e distensão abdominal. Essa complicação também pode levar a infecções oportunistas e laminite.

como-prevenir-colicas-em-cavalos

4. Falta de água para cavalos

A hidratação inadequada pode causar compactação dos alimentos no intestino, onde o alimento não se move adequadamente pelo trato digestivo, gerando cólicas severas, que muitas vezes causam obstruções que só podem ser retiradas através de cirurgias.

5. Parasitas intestinais em cavalos

Infecções parasitárias podem causar danos ao intestino, resultando em dor e cólica, podem gerar infecções bacterianas oportunistas.

6. Manejo estressante com equinos

Fatores de estresse, como mudanças no ambiente ou manejo inadequado, podem afetar a saúde gastrointestinal dos cavalos, alterando a motilidade intestinal e causando cólicas.

como-prevenir-colicas-em-cavalos
como-prevenir-colicas-em-cavalos

Como prevenir cólicas em cavalos?

A prevenção das cólicas envolve práticas de manejo dos animais e alimentação cuidadosa e consistente, como:

1. Introduza mudanças gradualmente

Qualquer mudança na dieta do cavalo deve ser feita gradualmente ao longo de 7 a 15 dias, reduzindo gradativamente o alimento a ser retirado e introduzindo aos poucos o novo alimento. Isso permite que o sistema digestivo do animal se adapte sem gerar estresse.

2. Forneça alimentos de alta qualidade

Sempre opte por feno e ração de alta qualidade. O feno deve estar livre de mofo, poeira e outras contaminações. A ração deve ser armazenada adequadamente para evitar deterioração.

3. Balanceie a dieta

Equilibre a dieta do cavalo com a quantidade adequada de volumoso e grãos. A forragem (feno ou pasto) deve constituir a maior parte da dieta, enquanto os grãos devem ser oferecidos em quantidades controladas. O volumoso é importante para garantir o trânsito normal do alimento em todo o sistema digestório.

como-prevenir-colicas-em-cavalos

4. Garanta acesso contínuo a água limpa

Cavalos devem ter acesso a água limpa e fresca em todos os momentos. Recomenda-se a manutenção com limpeza dos cochos de água diariamente.

5. Controle de parasitas

Realize um programa de desparasitação regular, conforme as orientações do veterinário, para evitar infecções que podem causar cólica.

6. Evite o estresse alimentar

Estabeleça horários regulares de alimentação e mantenha uma rotina para minimizar o estresse. Evite sobrecarregar o animal com grandes quantidades de ração de uma só vez e evite que os horários de alimentação sejam próximos aos horários de treino.

como-prevenir-colicas-em-cavalos

Monitore o cavalo para a identificação de cólicas

Animais com cólica apresentam sinais visíveis que podem ser identificados ainda no início, facilitando a atuação de veterinários e sanando a causa da cólica rapidamente, evitando grandes complicações.

Os sinais de cólica são: 

  • Inquietação;
  • Suor;
  • Patear o chão;
  • Pernas e corpo esticados;
  • Deitar e rolar;
  • Aumento na frequência do pulso e da respiração;
  • Ausência do barulho de motilidade intestinal.

 

A prevenção de cólicas em cavalos através da nutrição e manejo é uma abordagem prática e eficaz para manter a saúde e o bem-estar dos animais. 

Com atenção à qualidade dos alimentos, ao manejo da dieta e ao controle de parasitas, é possível minimizar significativamente o risco de cólicas.

como-prevenir-colicas-em-cavalos

Deseja melhorar a alimentação de seus cavalos com suplemento com aminoácidos?

Equiprime

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros posts como este:

Já conhece nossos produtos?

WhatsApp
Fale conosco agora mesmo.
WhatsappClube do GadoWhatsApp

Aproveite

Frete Grátis

Em todas as compras de Lacton e Convert Plus acima de 12 litros.