entendendo-o-comportamento-dos-equinos-e-a-influencia-da-suplementacao-com-aminoacidos

Entendendo o comportamento dos equinos e a influência da suplementação com aminoácidos

Os equinos são animais que possuem comportamento instintivos bem marcantes, o que resulta em um animal extremamente sensível as mudanças comportamentais, que podem ocorrer por:

• Isolamento excessivo;
  • Manejo estressante;
  • Dieta deficiente de fibras;
  • Deficiência nutricional.

Compreender esses comportamentos é crucial para promover seu bem-estar, saúde e desempenho.

Comportamento equino:

Comportamento social:

Os equinos são animais que convivem em manada, apresentando dominância entre eles, ou seja, um grupo hierárquico. Eles são capazes de interagir entre si através da comunicação vocal e corporal.

Comportamento alimentar:

O hábito alimentar de cavalos naturalmente é o pastejo, onde eles passam a maior parte do tempo se alimentando e explorando o ambiente em busca de alimento.

Comportamento de repouso:

O período de repouso do equino é pequeno, em seu hábitat natural ele se comporta como presa, o hábito de descanso ocorre em sua maior parte em pé, podendo apresentar momentos deitados também.

Comportamento de movimento:

Os cavalos são animais naturalmente atléticos. Eles apresentam comportamentos como trotar, galopar e andar. Explorando seu ambiente, demonstrando sua agilidade e curiosidade.

Comportamentos anômalos estereotipados: causas e problemas associados

Em situações em que esses animais passam por uma deficiência nutricional ou situações estressantes, eles podem apresentar comportamentos anormais, repetitivos que são aparentemente sem propósitos.

Esses comportamentos surgem em resposta à:

• Estresse;
  • Tédio;
  • Falta de exercícios;
  • Condições ambientais inadequadas;
  • Deficiências nutricionais.

São exemplos de comportamentos anômalos:

1. Andadura circular: Cavalos podem caminhar repetidamente em círculos, especialmente quando confinados em espaços muito pequenos, como baias ou cercados. Isso pode resultar em desgaste anormal dos cascos e articulações, além de estresse emocional.

2. Morder barras ou portões: Alguns cavalos podem desenvolver o hábito de morder barras ou portões, especialmente quando entediados ou frustrados. Isso pode levar a danos nos dentes e lesões na boca.

3. Cabeceio: O cabeceio é um comportamento em que o cavalo balança repetidamente a cabeça para cima e para baixo. Isso pode ser causado por estresse, desconforto físico, tédio ou problemas de visão.

4. Dança do urso: Animais que já possuem uma pré-disposição nervosa, tendem a apresentar o comportamento de balançar a cabeça de um lado para o outro quando em situações de estresse.

5. Aerofagia: Alguns cavalos desenvolvem o hábito de engolir ar de forma excessiva, o que pode levar a problemas gastrointestinais, como cólicas e distensão abdominal.

Efeitos dos suplementos aminoácidos em cavalos atletas

Os suplementos aminoácidos são frequentemente usados em cavalos atletas para promover o crescimento muscular, melhorar a recuperação pós-exercício e aumentar a resistência.

No entanto, o uso desses suplementos aminoácidos pode ter vários efeitos comportamentais nos equinos:

1. Aumento de energia: Alguns aminoácidos, como a arginina e a tirosina, podem aumentar os níveis de energia e estimular o sistema nervoso central, resultando em comportamentos mais enérgicos e atléticos durante o treinamento e competições.
  2. Melhoria da concentração: Outros aminoácidos, como a taurina e a glutamina, podem melhorar a função cognitiva e aumentar a capacidade de concentração dos cavalos, promovendo um comportamento mais focado e disciplinado durante o desempenho esportivo.
  3. Redução da fadiga: A suplementação com aminoácidos essenciais pode ajudar os cavalos a se recuperarem mais rapidamente após o exercício intenso, reduzindo a fadiga muscular e promovendo uma recuperação mais eficaz, o que pode resultar em um comportamento mais consistente e atlético.

Apesar dos resultados positivos da suplementação com aminoácidos dos cavalos atletas, alguns tipos de suplementos podem causar o efeito energético que muitas vezes gera um comportamento agitado excessivo nos animais.

Esse comportamento dificulta a concentração durante a prova e manejo no momento pré, durante e pós competição.

Compreender o comportamento dos equinos é fundamental para promover seu bem-estar e desempenho.

Comportamentos anômalos estereotipados podem indicar problemas de saúde ou ambiente que precisam ser identificados e revistos.

Além disso, o uso de suplementos aminoácidos em cavalos atletas pode influenciar positivamente seu comportamento e desempenho, mas a escolha adequada de suplementos que permitem um melhor desempenho sem alteração de comportamento energético excessivo proporciona melhores resultados atléticos.

Qual o melhor suplemento aminoácido para cavalos atletas?

Ao entender a complexidade do comportamento dos cavalos e a importância de uma nutrição equilibrada, é crucial escolher um suplemento aminoácido que atenda às necessidades específicas dos equinos atletas sem causar comportamentos indesejados.

Nesse sentido é que o Equiprime – suplemento alimentar rico em aminoácidos, se destaca no mercado como o suplemento aminoácido ideal para cavalos, oferecendo todos os nutrientes essenciais para fortalecer a musculatura, melhorar a resistência e acelerar a recuperação pós-exercício.

Tudo isso sem gerar o comportamento energético excessivo que tantos outros suplementos causam.

Equiprime respeita a natureza instintiva dos cavalos, garantindo que permaneçam focados e disciplinados durante os treinos e competições.

Invista no bem-estar e no desempenho de seu cavalo com Equiprime e veja a diferença no campo e nas pistas.

Equiprime – para uma performance superior com equilíbrio e saúde.

Equiprime