A agricultura ocupa grande parte do território brasileiro e contribui significativamente, não só para a economia do país, mas também para a manutenção do ecossistema e clima.
Por possuir influência nas mudanças climáticas, o mercado vem exigindo que os sistemas produtivos adotem medidas sustentáveis. Essas medidas não só beneficiam o ecossistema, como também geram resultados financeiros positivos aos produtores que as adotam
A agricultura sustentável é essencial para garantir a produção de alimentos de maneira eficiente, preservando os recursos naturais e contribuindo para a longevidade dos ecossistemas.

Práticas sustentáveis a serem adotadas na agricultura
1. Rotação de culturas
- Adequado para: Sistemas agrícolas convencionais e orgânicos.
- Benefícios: A rotação de culturas melhora a estrutura dos solos, por aumentar a aeração do solo com cultivos que desenvolvem raízes mais profundas e aumentar a deposição de matéria orgânica no solo, reduzindo o uso de fertilizantes.
Também é capaz de aumentar a retenção de água no solo, aumentar a eficiência do uso da água, além de contribuir para a preservação de umidade das camadas profundas do solo.
A rotação de culturas pode contribuir para um melhor controle de pragas, reduzindo o uso inseticidas.
- Implementação: Planeje a rotação anual de diferentes culturas que possuam necessidades nutricionais variadas. Por exemplo, alterne plantas fixadoras de nitrogênio, como o milho, com culturas que exijam mais desse nutriente, como a soja.
Importante que as culturas escolhidas para a rotação sejam compatíveis com a capacidade do solo em exigência de nutrição e água.

2. Plantio direto
- Adequado para: Agricultura de larga escala, especialmente em áreas com alta incidência de erosão.
- Benefícios: O plantio direto evita o revolvimento do solo, o que reduz a erosão do solo, melhora a retenção de água e mantém a matéria orgânica no solo, o que aumenta a sua fertilidade.
Melhoria da estrutura física do solo e redução do custo de produção pela maior eficiência do uso de fertilizantes, são benefícios que também podem ser observados com o uso do plantio direto.
- Implementação: Elimine o revolvimento do solo antes do plantio e plante diretamente sobre os resíduos da cultura anterior. Isso requer o uso de máquinas especializadas para plantar.

3. Agrofloresta
- Adequado para: Sistemas agropecuários, agricultura familiar e produção orgânica.
- Benefícios: A agrofloresta combina o plantio de culturas agrícolas com arvores, promovendo a conservação da biodiversidade, a melhoria do microclima, melhoria do solo, redução de plantas invasoras, aumento da produtividade por unidade de área e a diversificação de geração de renda.
- Implementação: Selecione espécies de árvores que sejam compatíveis com as culturas cultivadas, levando em conta o espaço, a luz e as necessidades hídricas. Um bom exemplo é o plantio de árvores frutíferas junto com culturas como o café ou cacau.

4. Compostagem
- Adequado para: Pequenas e grandes propriedades agrícolas, sistemas orgânicos.
- Benefícios: A compostagem transforma resíduos orgânicos em adubo natural, reduzindo o uso de fertilizantes sintéticos, melhorando a estrutura do solo, reduzindo a poluição por mau descarte de dejetos.
- Implementação: Separe resíduos orgânicos de origem vegetal e animal, como restos de alimentos, esterco e palha. Armazene esses resíduos em um local adequado, virando-os regularmente para garantir a oxigenação e a decomposição adequada. Em algumas semanas, o composto estará pronto para uso.

5. Integração Lavoura Pecuária Floresta – ILPF
- Adequado para: Sistemas agropecuários de todos os tamanhos.
- Benefícios: A ILPF promove a diversificação produtiva, maximiza o uso da terra, melhora a fertilidade do solo, aumenta a resistência às mudanças climáticas, melhora a qualidade da água, recupera pastagens degradas, reduz a emissão de gases de efeito estufa, aumenta o controle de pragas e doenças, proporciona bem-estar aos animais e melhora aproveitamento de mão-de-obra.
- Implementação: Combine pastagem, agricultura e silvicultura em uma única propriedade, alternando áreas de plantio com pastagens e florestas. Isso pode ser feito por meio do plantio rotativo ou simultâneo de diferentes culturas e árvores, com intervalos para o pastoreio.

6. Uso de sistemas de irrigação eficientes
- Adequado para: Todos os tipos de sistemas agrícolas.
- Benefícios: Sistemas de irrigação eficientes, como a irrigação por gotejamento, reduzem o desperdício de água pela evaporação ou uso desmedido, garantem que as plantas recebam a quantidade exata de água necessária para o crescimento mantendo a produtividade das lavouras.
- Implementação: Instale sistemas de gotejamento ou aspersores, que liberam água diretamente nas plantas. Monitore a quantidade de água aplicada para evitar o excesso ou a falta de irrigação.

7. Controle biológico de pragas
- Adequado para: Agricultura orgânica e convencional.
- Benefícios: O controle biológico utiliza predadores naturais para reduzir populações de pragas, diminuindo a necessidade de pesticidas químicos, preservando a biodiversidade, protegendo a saúde do solo e das plantas e preservando os recursos naturais.
- Implementação: Identifique as pragas predominantes em sua área e introduza predadores ou parasitas naturais. Um exemplo é o uso de joaninhas para controlar pulgões em hortas.

Implementar práticas sustentáveis na agricultura são estratégias que exigem planejamento, adaptação e manutenção contínua, mas que são eficientes, rentáveis e colaboram positivamente para o meio ambiente.
O benefício a longo prazo dessas práticas vai além da produtividade imediata, garantindo a viabilidade econômica, ambiental e social do seu sistema agrícola.
Deseja aumentar a produtividade de suas lavouras?
- compartilhar
- 0Facebook
- 0WhatsApp
- 0Twitter
- 0LinkedIn
- 0Copiar Link
- 0Gmail
- 0E-mail
- 0Pinterest
- 0Comentários