o-mercado-de-carne-e-leite-para-caprinocultura-e-ovinocultura-no-brasil

O mercado de carne e leite para caprinocultura e ovinocultura no Brasil

A produção de ovinos e caprinos possui grande representatividade da produção animal brasileira e é de grande importância socioeconômica. Seu mercado vem ganhando destaque nos últimos anos, impulsionado por uma demanda crescente de produtos diferenciados e saudáveis.

Com a variedade de produtos gerados e de alta qualidade nutricional, a produção de caprinos e ovinos possui grande representatividade no Nordeste e Sul brasileiro, devido a capacidade dessas espécies em se adaptarem as condições climáticas das regiões.

A carne e o leite de caprinos e ovinos são importantes fontes de proteínas de origem animal e de alto valor nutricional para o consumo humano, em regiões onde possuem uma grande população de baixa renda, como no Nordeste, esses alimentos são alternativas acessíveis para uma alimentação equilibrada e de baixo custo.

o-mercado-de-carne-e-leite-para-caprinocultura-e-ovinocultura-no-brasil

Panorama do mercado caprino e ovino

Produção de carne

A produção de carne de caprinos e ovinos no Brasil ainda é pequena se comparada à de bovinos e suínos, mas vem crescendo de forma constante.

Regiões como o Nordeste, Sudeste e Sul se destacam pela criação desses animais, beneficiadas por climas favoráveis e tradição na pecuária.

• Caprinos: A carne de caprinos é valorizada por seu baixo teor de gordura, alto teor de proteína e alto valor biológico, além de possuir sabor característico. Estados como Bahia, Pernambuco e Ceará são líderes na criação de caprinos.
  • Ovinos: A carne de ovinos é apreciada pela sua maciez e sabor delicado, possui vitaminas A, B1, B2, B6 e E, rica em L-Carnosina, com aminoácidos que ajuda evitar doenças cardiovasculares.
    Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina são estados referência na produção ovina, onde a carne é amplamente consumida.

Produção de leite

O leite de cabra e o leite de ovelha possuem propriedades nutricionais que os tornam atrativos, especialmente para consumidores com intolerância à lactose ou em busca de alternativas ao leite de vaca.

• Caprinos: O leite de cabra é rico em cálcio, vitaminas e minerais, sendo utilizado na produção de queijos, iogurtes e outros derivados. Possui sabor mais adocicado que o leite de vaca e possui fácil digestão, devido ao menor tamanho dos glóbulos de gordura.
  • Ovinos: O leite de ovelha é conhecido por seu alto teor de proteínas e sólidos totais. Os queijos pecorino e o roquefort são de alto valor agregado produzidos pelo leite de ovelha.
o-mercado-de-carne-e-leite-para-caprinocultura-e-ovinocultura-no-brasil

Oportunidades no mercado caprino e ovino

Demanda crescente do mercado caprino e ovino

Com a crescente busca por alimentos saudáveis, a carne e o leite de caprinos e ovinos encontram um público-alvo disposto a pagar mais por produtos de qualidade. O mercado gourmet e os consumidores preocupados com a saúde são segmentos em expansão.

Além do mercado crescente de alimentos saldáveis, a busca por leite que possa ser uma alternativa as pessoas com intolerância ou alergia ao leite de vaca é cada vez maior, e o leite de caprinos e ovinos se destacam nesse mercado.

Exportação de produtos caprino e ovino

O Brasil tem condições de se tornar um importante exportador de carne, leite e subprodutos de caprinos e ovinos. Países da Europa e do Oriente Médio, mercados já bem estabelecidos nesse campo representam grande oportunidade para os produtores brasileiros.

Produtos diferenciados de caprinos e ovinos

Diversificar a linha de produtos agrega valor ao negócio, produtos como queijos exóticos ou artesanais, iogurtes premium e cortes especiais de carne, são boas maneiras de aumentar a lucratividade da produção. Empresas que focam em inovação e qualidade conquistam fatias representativas no mercado.

o-mercado-de-carne-e-leite-para-caprinocultura-e-ovinocultura-no-brasil

Desafios no mercado caprino e ovino

Escalabilidade do mercado caprino e ovino

A produção de caprinos e ovinos enfrenta grandes desafios em comparação a outras culturas para atingir escalas maiores de produção, sobretudo, pelo que tange a infraestrutura e a tecnologia. Além disso, melhorias genéticas, de manejo e sanidade precisam ser adotadas de maneira mais assertiva para que a produtividade se eleve.

Mercado consumidor de caprino e ovino

No país, apesar do crescimento no mercado consumidor de carne caprina e ovina, o brasileiro ainda precisa de maior acesso a programas de conscientização a respeito dos benefícios e da qualidade do produto. Portanto, campanhas de marketing e ações promocionais são necessárias para expandir o consumo interno.

Políticas públicas para a caprinocultura e ovinocultura

O apoio governamental, através de políticas públicas, incentivos e subsídios, pode fazer uma grande diferença para pequenos e médios produtores. Assim como o cooperativismo e associativismo entre produtores, podem potencializar o crescimento e desenvolvimento da caprinocultura e ovinocultura no país.

o-mercado-de-carne-e-leite-para-caprinocultura-e-ovinocultura-no-brasil

Deseja oferecer suplementos alimentares para seus ruminantes?

Lacton

Convert PLUS