Controle leiteiro é a pesagem do leite das vacas em lactação e tem como objetivo conhecer a produtividade individual dos animais do rebanho, estimar a produção mensal e gerar um histórico de produção ao longo da lactação do animal.
É recomendado realizar a pesagem do leite individualmente de todos os animais uma vez por semana e anotar a produção leiteira total diariamente, essa pesagem deve incluir o leite descartado de animais que estão em tratamento também.
Para que isso possa ocorrer de maneira organizada é necessário que os animais sejam identificados individualmente, com número e nome, definir o lote que o animal está e anotar a produção durante as duas ou três ordenhas do dia.
Com esse histórico é possível comparar o desempenho de um mesmo animal em períodos de lactações diferentes, e assim saber se ele está expressando seu máximo potencial produtivo ou não.
Por meio dos dados é possível selecionar os melhores animais e criar critérios de descarte para os menos produtivos, otimizando os recursos da fazenda e potencializando a produtividade.
Outros fatores influenciam a produção leiteira dos animais, então é importante ter controle desses dados também, são eles:
- Data do último parto;
- Dias em Lactação (DEL);
- Estado reprodutivo;
- Número de lactações.
Hoje há várias ferramentas que auxiliam a gestão desses dados, mas basta uma planilha simples para ter esses dados em mãos.
Para a pesagem leiteira, o ideal é investir em um equipamento para ordenhadeiras mecânicas chamado medidor de leite, esse equipamento mede automaticamente o volume de leite de cada animal, fazendo com que o produtor ganhe tempo, pois garante que o produtor não precise medir o leite manualmente e tenha dados reais de sua produtividade, que auxiliarão em suas tomadas de decisões.
Com os resultados em mãos o produtor será capaz de:
- Identificar quais os melhores animais do rebanho;
- Qual a média de produção no pico de lactação;
- Separar os animais mais produtivos;
- Fazer ajustes de dieta de acordo com a produtividade;
- Descartar animais de baixa produtividade;
- Definir bezerras de reposição de acordo com o desempenho da mãe.
Dessa forma, ocorre o redirecionamento assertivo dos recursos da propriedade, maximizando a produção e reduzindo custos desnecessários.