prejuizos-causados-por-javalis-a-agricultura

Prejuízos causados por javalis à agricultura

Originários da Europa, Ásia e norte da África, os javalis (Sus scrofa), são uma espécie suína selvagem que tem grande poder de reprodução e de adaptação, que foi introduzido em vários países do mundo, incluindo o Brasil, para cruzamento que resultou no porco doméstico (Sus scrofa domesticus).

Devido a sua índole selvagem, grande reprodução, a falta de um predador natural para a espécie e a falta de um mercado consumidor significativo, devido as características marcantes da carne (sabor e cor), mesmo com parte de sua população destinada ao cruzamento, o crescimento populacional do javali se tornou desenfreado, se tornando uma praga para os agricultores e pecuaristas.

A agricultura sofre diversos desafios de produção, desde o clima ao mercado, os resultados produtivos são extremamente sensíveis a qualquer adversidade que possa ocorrer durante o ciclo.

Um dos desafios enfrentado é o controle de pragas e doenças que pode acometer as plantações.

Quando falamos de pragas muitas vezes pensamos em insetos ou pequenos animais, mas por definição, pragas são qualquer espécie que cause prejuízos econômicos a sociedade ou ao agricultor.

Dessa forma, os javalis são enquadrados como pragas que causam grandes prejuízos as lavouras, sendo necessárias medidas de controle e prevenção para garantir resultados positivos da produção.

Reprodução acelerada dos javalis

Os javalis são animais extremamente rústicos, adaptados e de alta reprodução.

Uma fêmea pode reproduzir a partir de 6 meses de idade, gerar duas a três ninhadas por ano, contendo de 4 a 12 filhotes, com baixíssimas taxas de natimorto, aborto e morte até o desmame.

Essa rápida reprodução torna quase impossível controlar a população sem intervenções humanas, pois mesmo uma pequena população pode se transformar em uma infestação em poucos anos.

Prejuízos causados por Javalis

Os javalis são animais extremamente agressivos e destrutivos, em janeiro de 2013, através da Instrução Normativa Nº 3, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, reconheceu o Javali (Sus scrofa) em todas suas formas, linhagens, raças e diferentes graus de cruzamento com o porco doméstico, como:

“animais exóticos invasores e nocivos às espécies silvestres nativas, aos seres humanos, ao meio ambiente, à agricultura, à pecuária e à saúde pública”.

Os javalis são capazes de causar uma série de danos ao meio ambiente que se encontra, como:

• Predação de animais nativos;
  • Competição por alimento com animais nativos;
  • Consumo de sementes;
  • Alteração da comunidade vegetal;
  • Danos ao solo e corpos d’água;
  • Alteração na qualidade da água;
  • Distúrbios na vegetação e no solo;
  • Disseminação de doenças.
prejuizos-causados-por-javalis-a-agricultura

Para a agricultura os javalis são capazes de ingerirem as sementes cultivadas, promover a quebra da planta por pisoteio e tornam o solo de difícil cultivo devido ao revolvimento que realizam em busca de pequenos animais no solo e sementes.

O hábito alimentar desses animais causa grandes falhas nas plantações e comprometem a estrutura do solo, em consequência se tem um solo mais susceptível a erosões, de difícil implementação das culturas seguintes e enormes prejuízos aos produtores.

A intensidade do dano pode variar, mas em muitos casos, as perdas financeiras para os agricultores são enormes. Uma vez que a área é invadida por javalis, o prejuízo é inevitável, e a recuperação pode levar várias safras, aumentando ainda mais os custos para os produtores rurais.

Dificuldade de abate

Os javalis são animais ágeis, inteligentes e de hábito noturno, o que torna seu abate mais difícil.

Caso se sintam ameaçados, os javalis são capazes de se adaptar as tentativas de controle e migrar para áreas menos acessíveis.

O abate controlado exige uma combinação de técnicas, contudo, essas práticas muitas vezes são insuficientes para reduzir significativamente a população de javalis, especialmente em áreas extensas.

Métodos de controle

Para lidar com a ameaça dos javalis, diversas estratégias de controle têm sido empregadas, com variações em eficácia dependendo da região e das condições locais:

1. Caça controlada: A caça é realizada por caçadores licenciados, é a forma mais comum de controle. Em algumas regiões, há grupos especializados que organizam caçadas, mas essa prática é limitada pela necessidade de licenças e a complexidade do terreno.
  2. Armadilhas: A armadinhas com gaiolas e cercados podem ser utilizados, mas as estratégias sempre devem ser trocadas, pois os animais se tornam cautelosos e aprendem a evitar as armadilhas.
  3. Cercas elétricas: Em áreas de cultivo, cercas elétricas podem ser instaladas para manter os javalis afastados das lavouras. Apesar de serem eficientes, essas cercas exigem manutenção e podem ser caras de implementar em grandes áreas.
  4. Monitoramento: O monitoramento populacional é fundamental, ele permite analisar a eficácia das estratégias utilizadas, os danos gerados pela população atual e permite verificar a necessidade de mudanças nas estratégias.

Os javalis representam uma ameaça crescente para a agricultura brasileira, causando danos severos às lavouras e aumentando os custos para os produtores rurais.

Com a combinação de diferentes métodos de controle, é possível reduzir os prejuízos e proteger as culturas agrícolas.

Os agricultores e autoridades devem continuar trabalhando juntos para desenvolver estratégias eficazes de controle populacional desses animais invasores.

Deseja aumentar a produtividade das suas lavouras?

FertMilho

FertSoja