retencao-de-placenta-em-vacas-leiteiras-o-que-e-e-como-prevenir

Retenção de placenta em vacas leiteiras: o que é e como prevenir?

A expulsão da placenta é um processo natural que ocorre após o parto, porém esse processo depende de uma ação fisiológica que é a maturação do placentoma (pontos que prende a placenta ao útero) e da ação física da contração para expulsão.

O processo de expulsão da placenta é sensível a alterações, e quando ocorre casos de estresse, doenças ou má nutrição da vaca, pode ocorrer a retenção de placenta e, consequentemente, doenças infecciosas severas.

A preocupação dos produtores devido a esse problema é significativa, já que a retenção de placenta é uma das complicações que mais ocorre após o parto, por isso a necessidade de entender quais medidas de prevenção devem ser adotadas.

retencao-de-placenta-em-vacas-leiteiras-o-que-e-e-como-prevenir

O que é a retenção de placenta?

A retenção de placenta ocorre quando a vaca não expulsa a placenta dentro de um período adequado após o parto.

O normal é que a vaca expulse a placenta dentro de 8 a 12 horas após o parto, porém é caracterizado retenção de placenta quando essa expulsão demora 24 horas ou mais.

A placenta retida pode gerar grandes complicações, como:

• Infecções uterinas graves;
  • Doenças infecciosas oportunistas;
  • Redução da produção de leite;
  • Problemas reprodutivos futuros.
retencao-de-placenta-em-vacas-leiteiras-o-que-e-e-como-prevenir

Causas da retenção de placenta

Diversos são os fatores que podem contribuir para a retenção de placenta em vacas leiteiras, como:

1. Escore de Condição Corporal – ECC desajustados: Vacas muito magras, com Escore de Condição Corporal – ECC entre 2,0 e 2,5, tendem a ter maiores problemas pós-parto incluindo a retenção de placenta. Vacas muito gordas, com Escore de Condição Corporal – ECC maior que 4,5, tendem a ter maiores problemas metabólicos que também podem resultar na retenção de placenta.

retencao-de-placenta-em-vacas-leiteiras-o-que-e-e-como-prevenir

2. Deficiências nutricionais: A falta de vitaminas e minerais essenciais, como vitamina E, selênio e cálcio, pode aumentar o risco de retenção de placenta.

3. Partos difíceis: Distocia (dificuldade da vaca em realizar o parto) pode causar danos ao útero e aumentar a probabilidade de retenção.

4. Infecções: Infecções uterinas ou sistêmicas podem interferir na expulsão normal da placenta.

retencao-de-placenta-em-vacas-leiteiras-o-que-e-e-como-prevenir

5. Desbalanços hormonais: Problemas hormonais podem impedir a contração adequada do útero para expulsar a placenta.

6. Condições de manejo: Estresse e más condições de manejo durante o período pré-parto também são fatores de risco, por alterar a liberação de hormônio, o que causa um desbalanço hormonal, e gera uma queda na imunidade, o que facilita o surgimento de infecções oportunistas.

Como prevenir a retenção de placenta

A prevenção da retenção de placenta envolve um conjunto de ações, principalmente no período pré-parto, são elas:

1. Nutrição adequada

Durante o período pré-parto a vaca se encontra com uma baixa exigência nutricional, porém ao final da gestação essa necessidade é aumentada significativamente, devido ao crescimento do feto e necessidade de produzir o leite.

Associada a essa mudança brusca da exigência nutricional está a incapacidade da vaca de ingerir grandes quantidades de alimentos devido a ocupação do feto na cavidade abdominal, o que gera uma mobilização de nutrientes do organismo.

Para minimizar os efeitos da mobilização de nutrientes, é necessário:

• Suplementação de vitaminas e minerais: Forneça uma dieta equilibrada que inclua níveis adequados de vitamina e minerais, como a vitamina E e selênio, essenciais para a saúde uterina e imunológica.
  • Ração de qualidade: Certifique-se de que as vacas recebam ração de alta qualidade, específica para o período pré-parto, rica em nutrientes necessários para a gestação e a saúde do animal.

2. Manejo do estresse

• Ambiente tranquilo: Minimize o estresse mantendo as vacas em um ambiente tranquilo e confortável durante o período pré-parto.
  • Manejo adequado: Evite mudanças abruptas na alimentação ou manejo, que podem causar estresse adicional.

3. Monitoramento da saúde

• Exames regulares: Realize exames regulares para monitorar a saúde das vacas leiteiras, identificando e tratando precocemente qualquer problema.
  • Vacinação: Mantenha o calendário de vacinação em dia para prevenir infecções que possam complicar o parto.

4. Assistência ao parto

• Supervisão do parto: Monitore os partos de perto, especialmente em vacas com histórico de distocia ou problemas reprodutivos.
  • Assistência profissional: Tenha um veterinário disponível para intervir em casos de partos difíceis, minimizando os riscos de lesões uterinas.

5. Higiene e cuidados pós-parto

• Limpeza adequada: Mantenha o ambiente de parto limpo para reduzir o risco de infecções.
  • Cuidados pós-parto: Monitore as vacas após o parto para garantir que a placenta seja expulsa adequadamente. Se houver sinais de retenção, procure assistência veterinária imediata.
retencao-de-placenta-em-vacas-leiteiras-o-que-e-e-como-prevenir

A retenção de placenta é uma condição que pode ser gerenciada e prevenida com cuidados adequados, especialmente no período pré-parto.

Garantir uma nutrição balanceada, reduzir o estresse, monitorar a saúde das vacas e prestar assistência adequada durante e após o parto são práticas essenciais para manter a saúde reprodutiva e a produtividade das vacas leiteiras.

Adotar essas estratégias não só ajuda a prevenir a retenção de placenta, mas também contribui para o bem-estar geral do rebanho e a eficiência da produção leiteira.

Deseja garantir a nutrição adequada no período pré-parto dos seus animais e evitar problemas pós-parto, como a retenção de placenta?

Power Drench

NucleLac Pré-Parto