Na busca por alternativas sustentáveis e nutritivas para alimentar animais de produção, a moringa representa uma excelente solução.
A Moringa oleífera tem origem na Índia, mas é muito utilizada na América Central e em países da África, atualmente tem sido utilizada na produção animal no Brasil.
Por ser uma planta de crescimento rápido, resistente a seca e de propriedades medicinais, o uso de todas as partes da planta pode ser empregado em diferentes áreas, tais como:
- Nutrição animal;
- Tratamento de água;
- Ação fitoterápica:
- Anti-inflamatório;
- Redução da glicose;
- Anticolesterol;
- Hepatoprotetor;
- Propriedades antimicrobianas.
Todas as partes da Moringa possuem propriedades medicinais e nutricionais distintas o que justifica sua utilização em diferentes áreas.
Suas raízes são medicinais, com ação estimulante e diuréticas, são utilizadas em tratamentos fitoterápicos.
Suas sementes são muito utilizadas em sistemas de filtragem de água, podem ser utilizadas também na produção de óleo comestível e biocombustíveis.
Sua composição é capaz de promover a melhora do desempenho imunológico e o crescimento saldável dos animais de produção.
Suas folhas e ramos possuem alto valor proteico, entre 22% à 27%, sendo composta por aminoácidos essenciais, além possuir em sua constituição vitaminas A, B e C, Ferro (Fe), Cálcio (Ca), Fósforo (P), Potássio (Ka) e Zinco (Zn).
Estudos demonstram que o uso da Moringa oleífera na alimentação de vacas em lactação pode gerar um aumento de 32% no seu ganho de peso e de 43% a 65% na produção de leite (MATHUR, 2006).
Uma das grandes vantagens do uso da moringa na alimentação de vacas e touros é a sua facilidade de cultivo, poucos cuidados durante seu desenvolvimento e crescimento rápido.
Se trata de uma planta adaptável a vários tipos de solos e climas, sendo resistente as secas, mas também possuindo um excelente desempenho em regiões de maior humidade.
Outra vantagem no cultivo da moringa é a alta densidade das plantas em determinada área, a Embrapa Pantanal indica 100.000 plantas por hectare, com espaçamento de 0,5 cm por 0,2 cm, mas existem estudos que mostram que o plantio pode chegar até 500.000 plantas por hectare, a produtividade pode chegar até 200 toneladas de volumoso em matéria natural.
Em resumo, a moringa representa mais do que apenas uma árvore, é uma grande fonte de sustento para agricultores e animais de produção em todo o mundo.
Seus impressionantes valores nutricionais, facilidade de cultivo, resistência à seca e aplicabilidade versátil a tornam uma escolha inteligente e sustentável para promover o aumento de produção e a saúde dos animais.
Uma resposta
Desejo fazer uma plantação