piqueteamento-como-potencializar-o-aproveitamento-do-meu-pasto-dividindo-as-areas-da-minha-pastagem-em-piquetes

Piqueteamento: Como potencializar o aproveitamento do meu pasto dividindo as áreas da minha pastagem em piquetes?

O piqueteamento de pastagens é uma técnica que consiste em dividir a pastagem em pequenas áreas, denominadas piquetes, que serão utilizados para pastejo dos animais, em manejo de piquete rotacionado.

Os principais objetivos dessa técnica de gestão de pastagem é observar e acompanhar a forragem existente na pastagem para garantir:

• Aumento a eficiência do uso da pastagem;
  • Melhoria da qualidade do alimento ofertado;
  • Aumento da produtividade;
  • Reduz de impactos ambientais;
  • Disponibilidade de pasto para consumo.

Tanto para a produção de gado de corte quanto para a produção de leite, o piqueteamento proporciona o acesso a uma alimentação mais variada e de melhor qualidade, por conseguirmos oferecer ao animal a planta em seu melhor estágio de desenvolvimento, garantindo melhor aproveitamento nutricional pelos animais, através da definição da altura de entrada e de saída ideais para consumo.

Essa técnica também pode reduzir os impactos ambientais causados pelo excesso de pisoteamento dos animais em uma mesma área, o que pode levar à compactação do solo e à perda de nutrientes.

Para implementar o piqueteamento da pastagem é necessário considerar o local e o tamanho dos piquetes. Também é necessário considerar o tipo de forrageira a ser usada e a definir o sistema de manejo, garantindo o sucesso da adoção da técnica.

Para que ocorra o melhor aproveitamento da pastagem é importante garantir uma boa recuperação da forragem após a saída dos animais dos piquetes. Para isso, se faz necessária a utilização de estratégias para recuperação do pasto, como:

1. Adubação: fornece nutrientes necessários para uma rápida recuperação da forragem
  2. Rotação de piquetes: alternar o uso dos piquetes permitindo que a pastagem tenha tempo para recuperar.
  3. Escolha das espécies forrageiras: escolher espécies que estejam comprovadamente adaptadas às condições de clima e solo da região.
  4. Manejo adequado: Adotar práticas adequadas de manejo, escolha do local, definição do tamanho e do sistema de manejo

Entendendo sobre as vantagens do uso de piqueteamento e a necessidade de uma rápida recuperação da forragem, o Clube do Gado oferece uma linha de produtos de nutrição vegetal que inclui os produtos FertEnraizador e o FertPasto, que ajudam a melhorar a qualidade do solo e aumentar a produtividade da fazenda.

O FertEnraizador é um bioestimulante para o enraizamento de alta classe que fortalece as plantas durante o plantio.

Já o FertPasto é um fertilizante foliar organomineral voltado para o desenvolvimento de forrageiras, visando aumentar a produtividade por hectare cultivado, além de melhorar os níveis nutricionais da forragem.

O FertEnraizador e FertPasto os produtos são compostos por nutrientes essenciais para o desenvolvimento radicular (raízes) completo e para a nutrição completa das plantas.

Deseja potencializar a produção de massa da sua forrageira?

FertPasto

FertEnraizador