quais-sao-os-desafios-do-pre-parto-e-como-fazer-uma-dieta-anionica

Quais são os desafios do pré-parto e como fazer uma dieta aniônica?

O período pré-parto de uma vaca é o período de maior desafio metabólico e fisiológico do animal.

Período seco, chamado também de período de transição, ele é marcado pela mudança repentina de exigências nutricionais.

No início do período seco ocorre a baixa demanda fisiológica, já ao final do período gestacional e início da lactação, ocorre a alta exigência nutricional. 

Ao final do período seco, além da rápida mudança das exigências nutricionais, acontece também a diminuição do consumo de matéria seca, devido a redução do espaço do sistema digestório ocupado pelo feto em crescimento.

quais-sao-os-desafios-do-pre-parto-e-como-fazer-uma-dieta-anionica

As consequências de um período pré-parto deficiente nutricionalmente, são:

  • Balanço energético negativo acentuado;
  • Hipocalcemia;
  • Cetose;
  • Retenção de placenta;
  • Prolapso uterino;
  • Deslocamento de abomaso;
  • Mastite.

Torna-se então necessário estabelecer estratégias nutricionais que possam reduzir os impactos das mudanças desse período.

A fim de minimizar os efeitos metabólicos do balanço energético negativo, busca-se uma dieta equilibrada que supre as demandas minerais e vitamínicas necessárias dessa fase.

Já considerando a redução natural de matéria seca e buscando reduzir, principalmente, a hipocalcemia, oferta-se uma dieta aniônica durante os 30 dias que antecedem o parto.

Nesse período acontece também alterações na manutenção da homeostase (estado de estabilidade dinâmico do organismo) e mecanismos de controle metabólico, devido as inúmeras exigências do fim do processo gestacional e início do período de lactação.

Torna-se então, essencial medidas para redução dos efeitos dessa alteração.

Infecções, como mastites, metrites e retenção de placenta, podem se tornar mais comuns devido ao maior consumo de minerais e vitaminas pelo organismo nesse período, o que, por consequência, acaba deixando o sistema imune comprometido (Goff, 1996).

A dieta aniônica se baseia no aumento da concentração de Cloro (Cl) e Enxofre (S), redução do Sódio (Na) e Potássio (K) (Albani & da Silva, 2017), e são suplementação com Cálcio (Ca) (Oba, et al. 2011).

Além disso, a dieta aniônica, possui mais ânions, ou seja carga negativa, do que cátions, carga positiva.

Os cátions de maior importância da dieta são (Albani & da Silva, 2017):

  • Cálcio (Ca);
  • Magnésio (Mg);
  • Sódio (Na);
  • Potássio (K)

Os ânions são (Albani & da Silva, 2017):

  • Fósforo (P);
  • Cloro (Cl);
  • Enxofre (S).

A mudança eletroquímica da dieta ocorre de acordo com a concentração de cada nutriente, mas quanto maior a carga do mineral mais influência na alteração ele terá (como o Enxofre (S)), outro fator é o nível de absorção do mineral pelo animal, quanto mais fácil a absorção maior seu efeito (como o (K)) (Albani & da Silva, 2017).

Também é considerado a escolha de alimento com baixa concentração em Energia (mEq) para facilitar sua correção. 

Quando se utiliza alimentos com alta concentração de Energia (mEq) se faz necessário o uso de mais minerais com carga negativas para corrigir o balanço eletroquímico, porém alguns desses minerais podem limitar o consumo pelo animal, como o Enxofre (S) acima de 0,46% na dieta total, comportamento que não é desejado principalmente nesse período (Albani & da Silva, 2017).

quais-sao-os-desafios-do-pre-parto-e-como-fazer-uma-dieta-anionica

Acredita-se que os efeitos de uma dieta aniônica já podem ser observados 48 horas após o início do seu fornecimento, mas de 5 a 7 dias para manifestar a acidose metabólica (acidez) sobre o controle homeostático do Cálcio (Ca), avaliado pela alteração de pH da urina (Albani & da Silva, 2017).

Com a dieta aniônica, autores tem identificado a redução da reabsorção de Cálcio (Ca) dos ossos e de problemas metabólicos, como a hipocalcemia e prevenção de distúrbios pós-parto, devido ao aumento de consumo pré-parto, minimizando o Balanço Energético Negativo (BEN) e, consequentemente, aumentando a produção leiteira.

quais-sao-os-desafios-do-pre-parto-e-como-fazer-uma-dieta-anionica
Diante das necessidades de uma dieta específica para o período pré-parto, desenvolvemos um núcleo específico para composição de dietas com minerais e vitaminas que atendam as demandas das vacas em pré-parto. Além disso, essa dieta já possui ânions e cátions proporcionalizados, a fim de reduzir o balanço energético negativo. Todas essas características podem ser encontradas no Núcleo Lac Pré-Parto que garante o melhor benefício para o produtor rural e seus animais.

Conheça abaixo a nossa fórmula para ração pré parto com a dieta aniônica:

formula-da-racao-para-vacas-em-pre-parto-dieta-anionica-01

Quer adquirir o melhor Núcleo LAC Pré Parto para dieta aniônica?

Conheça nossa linha completa de Núcleos:

Núcleo Pré Parto para todas as vacas,
Nucleo LAC para vacas leiteiras, e
Nucleo Plus para engorda do gado de corte

Confira no vídeo abaixo:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira outros posts como este:

Já conhece nossos produtos?

WhatsApp
Fale conosco agora mesmo.
WhatsappClube do GadoWhatsApp

Aproveite

Frete Grátis

Em todas as compras de Lacton e Convert Plus acima de 12 litros.