Muitos são os desafios do mercado cada vez mais exigente com a quantidade e qualidade de proteína animal. O leite não fica de fora, o mercado já estabeleceu padrões de tipo de leite (Exemplo: tipo A1 e A2) e critérios de níveis de qualidade (Teores de gordura, proteína, valores de CBT e CCS).
Para atender as altas exigências de mercado o produtor de leite deve se especializar cada dia mais, com informações, conhecimento e tecnologia de ponta, para se destacar na alta competitividade do mercado e entregar um produto cada dia melhor.
Para atingir o nível de qualidade do leite, o nível de qualidade do animal também precisa ser elevado, com isso o custo de nutrição animal, que já representa a maior parte do custo de produção, sobe ainda mais.
Diante destes desafios, em conjunto com nossos parceiros desenvolvemos suplementos alimentares que potencializam o aproveitamento da dieta, atuando positivamente sobre as características da absorção dos alimentos, e consequentemente melhorando o desempenho e produtividade animal.
O que é suplemento alimentar, de acordo com o MAPA, (2009)?
“É a mistura composta por ingredientes ou aditivos, podendo conter veículo ou excipiente, que deve ser fornecida diretamente aos animais para melhorar o balanço nutricional; quando se tratar de suplementos minerais destinados a ruminantes, estes também poderão ser indicados para diluição”
As suplementações mais utilizadas podem ser dos seguintes tipos:
Vitamínicas: que auxiliarão no sistema imunológico e resistência a doenças;
Minerais: que atuam no sistema reprodutivo e produtivo
Proteicas: que atuarão na síntese proteica.
Buscando um ajuste fino de dietas que possam potencializar o aproveitamento da matéria seca ofertada e maximizar a produtividade dos animais, estratégias de suplementação mineral com aminoácidos são desenvolvidas.
Além de maximizar ganhos essas estratégias trazem consequências positivas para os teores de sólidos totais no leite. Buscam aumentar os valores de gordura e proteína do leite, tornando o leite um produto de alto valor agregado devido sua qualidade.
Aceitamos o desafio de criar um produto que tem como objetivo cumprir o papel da suplementação animal, com melhor custo-benefício e resultados positivos.
Desenvolvemos então, um suplemento mineral líquido contendo um conjunto de diversos aminoácidos chamado Lacton.
Esses aminoácidos de base orgânica estão presentes no Lacton de forma altamente biodisponíveis para absorção e síntese (diferentemente dos aminoácidos presentes no concentrado e volumoso), atuam como agente carreador de nutrientes, facilitando a sua absorção, ativando a microbiota do rúmen, melhorando os índices de conversão alimentar, aumentando a produtividade do animal e o teor de gordura do leite.