A Importância da Sombra para Vacas na Pecuária Leiteira

Hoje vamos explicar a importância de manter seu gado leiteiro na sombra

Esse texto vai mostrar pra você, um fator simples e importante na criação do seu gado leiteiro e aumento da produção de leite.

E tudo que você vai precisar dessa vez, é arranjar apenas uma boa sombra para sua vaca.

Ficou curioso? Acompanhe o texto abaixo e descubra o porquê essa dica simples, pode salvar sua produção, e a reprodução de seu animal.

Seu gado leiteiro deve ir para sombra agora

a-importancia-da-sombra-para-vacas-na-pecuaria-leiteira

Você já deve ter ouvido que seu gado leiteiro, quando tem sombra à disposição apresenta melhor performance produtiva que outros animais.

A Embrapa, uma das principais entidades de agronegócio no país e promove estudos e pesquisas na área, mostra que vacas com acesso à sombra, rendem quatro vezes mais embriões do que as que ficam expostas ao sol.

E se seu objetivo é o aumento da produção de leite, pode ficar o mais tranquilo possível.

Segundo essa mesma entidade, a produção pode aumentar em até 33%.

Portanto, se seu bovino fica exposto à altas temperaturas, o estresse e o desconforto proporcionam alterações fisiológicas na respiração e no aumento da temperatura corporal.

O resultado disso é um menor consumo da matéria seca, queda na produção e na qualidade do leite, impacto negativos na ruminução e no índice reprodutivo.

Então os impactos vão muito além da produtividade, mas também na reprodução.

a-importancia-da-sombra-para-vacas-na-pecuaria-leiteira

Mas como promover sombra para seu gado?

Existem 3 opções para você proporcionar seu gado sombra e água fresca.

Você pode implementar uma delas ou se quiser até mesmo as três para aumentar sua produção.

Dito isso, vamos a elas:

1. ILPF - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta

Integração lavoura-pecuária-floresta é uma boa opção. No próprio estudo da Embrapa, as vacas ficaram 33 meses sob a sombra de árvores de eu eucalipto.

Além de aumentar a produção, é uma boa forma de preservar o meio ambiente e amenizar o clima.

Visto essa opção, vamos para a próxima.

2. Corredores Agroflorestais

Seguindo a mesma linha de plantio de árvores no pasto e se você estiver começando do zero, pode optar por escolher arvores frutíferas para aqueles que atuam na propriedade possam usufruí-las.

Além de ser uma boa alternativa de manter a sombra para seus animais, você pode deixar seus trabalhadores felizes com boas frutas.

Quem não gostaria, não é mesmo?

3. Construção de Galpões

Construir galpões é uma ótima alternativa para abrigo do sol forte, caso sua propriedade não tenha estrutura para árvores.

Mas, caso escolha essa opção, fique atento aos materiais para não ser um ambiente abafado e desconfortável para seu gado, além de ter gastos muito elevados.

Certifique-se que o ar esteja circulando e que apenas o teto seja suficiente.

Além disso, o galpão pode proteger do frio e da chuva.

E agora vamos para a dica bônus para você aproveitar ao máximo e desenvolver sua produção em todos os aspectos.

4. Clube do Gado

Se você gostou de todas as informações até aqui e quer produtos com melhor qualidade do mercado para o seu gado, clique no botão abaixo e conheça nosso clube com ofertas exclusivas.

Tenho certeza que vai ser uma das melhores escolhas que você vai fazer para seu negócio.