Aumento da Produtividade no Manejo de Vacas Leiteiras com Carinho

Fazer carinho em vacas pode aumentar a sua produtividade de leite por dia

Isso mesmo, você não leu errado. Vacas que recebem carinho durante o seu manejo podem produzir até 2kg a mais de leite por dia.

Pode parecer estranho, eu sei, mas acompanhe esse texto do Clube do Gado para saber como aumentar sua produção com esse simples gesto.

aumento-da-produtividade-no-manejo-de-vacas-leiteiras-com-carinho

O aumento de sua produção leiteira está no afeto que você ainda não deu em sua vaca

O Instituto de Zootecnia divulgou um estudo onde mostra que vacas leiteiras que receberam carinho de seres humanos, tendem produzir leite com melhor qualidade e velocidade.

Essa é uma dica que você não esperava, não é mesmo?

O carinho feito pelo tratador nos animais, trouxe melhoria no temperamento, comportamento das vacas, e aumento de índices produtivos, permitindo uma visão maior do que seria possível alcançar via seleção genética.

Nesse projeto, as dosagens de cortisol e de ocitocina foram medidas no leite das vacas.

E essa melhora de temperamento visivelmente notada, facilitou a ordenha e o manejo nas propriedades.

aumento-da-produtividade-no-manejo-de-vacas-leiteiras-com-carinho

Já pensou trazer isso para sua rotina?

O aumento de produção para as vacas que receberam o tratamento de estimulação tátil foi de 2KG de leite / dia.

Além disso, houve uma diminuição na retenção de leite nas vacas  que receberam essa “atenção” especial, diminuindo a chance da ocorrência de mastite devido à retenção de leite.

Dito isso, é necessário que exista um aprimoramento da interação humano-animal para a melhor eficiência do seu gado, facilitando o manejo, além de incluir o conceito de bem-estar nas propriedades rurais.

O conjunto de comportamentos dos animais em relação a você, normalmente atribuído ao medo, determina sua agressividade, agilidade, docilidade, teimosia.

E é isso que tentamos alertar você nesse texto

Pois essa dica pode ser fundamental para evitar doenças, reduzir intervalo de gravidez e melhorar a recuperação pós-parto do animal, a depender de como ele esteja.

Se você gostou desse texto e quer mais dicas sobre o mundo do agronegócio, clica no botão abaixo e venha conhecer o Clube do Gado.