como-fazer-a-leitura-de-cocho-e-oferecer-a-quantidade-correta-de-volumoso-para-bovinos

Como fazer a leitura de cocho e oferecer a quantidade correta de volumoso para bovinos?

A leitura de cocho é uma ferramenta para mensurar a quantidade de volumoso ofertada e analisar o hábito alimentar dos animais.

Muitas vezes, a oferta de volumoso é feita por uma indicação padrão, ou uma medida padrão da propriedade (exemplo: 1 carreta, 1 vagão, 5 carrinhos de mão), e nem sempre essas medidas atendem as necessidades dos animais.

As necessidades nutricionais dos animais vão variar de acordo com a idade, peso, sexo, tipo de produção, fase produtiva, produtividade e raça.

Por tanto conhecer seus animais e separá-los em lotes homogêneos:

• Por idade;
  • Por sexo;
  • Por função produtiva;
  • Por produtividade;

Essa separação se faz necessária para facilitar a determinação da alimentação e do manejo alimentar dos animais, o que também evitará a competição por espaço de cocho entre os animais.

Após separar os animais, se faz necessário verificar o tamanho do cocho de acordo com a quantidade de animais e fase de produção no lote (Tabela 1).

Fase de produção Comprimento de cocho / animal Referência
Vacas em pré-parto
60 cm a 70 cm
Embrapa Gado de Leite (2002)
Vacas em lactação
60 cm a 80 cm
Embrapa Gado de Leite (2002)
Semi-confinamento
70 cm
Confinamento
70 cm
Bezerros
40 cm
Embrapa Gado de Corte (2002)

Garantir espaço ideal de cocho para a quantidade de animais do lote, evita a competição por comida de animais mais dominantes, e garante que todos os animais se alimentem com a quantidade necessária, principalmente quando o manejo de trato ocorre em horários controlados e não à vontade.

Como o volumoso deve ser ofertado no cocho?

Volumoso (O que é volumoso? Saiba mais clicando aqui!) são os alimentos que possuem mais que 18% de fibra bruta e podem ser divididos em:

• Secos: feno, casca e palhas;
  • Úmidos: silagem, pastagem, capineiras e pré-secados.

O que estimula um bom consumo e aproveitamento do volumoso, é o tamanho de suas partículas. O ideal é que sejam de mesmo tamanho, isso evita a seletividade por parte dos animais e queda no desempenho.

Outro aspecto a ser levado em consideração é o armazenamento, cada produto tem sua forma correta de armazenamento, isso evita a proliferação de microrganismos indesejáveis que podem alterar as características do volumoso, o que pode causar a intoxicação dos animais e redução do consumo.

O volumoso deve ser espalhado uniformemente por todo o cocho, colocado na quantidade ideal de acordo com o número de animais do lote.

Se ofertado dois tipos de volumosos juntos é indicado que se faça a mistura desses alimentos antes de servir no cocho, buscando deixar a mistura mais homogênea possível e evitando a seletividade dos animais.

E como sei que os meus animais não estão passando fome ou com excesso de volumoso?

Em média uma vaca leiteira, pesando em média 450 kg, come 25 kg a 45 kg de volumoso por dia, dependendo das características de cada lote.

A recomendação é que um nutricionista faça o balanceamento correta da dieta já indicando a quantidade ideal de volumoso para cada animal daquele lote, pensando em qual volumoso se tem a disposição.

Quando existe a dificuldade de estar mensurando o peso da silagem para ofertar, utiliza-se da estratégia de leitura de cocho.

Quantas vezes devo oferecer o volumoso ao dia para as vacas leiteiras?

Quando é oferecido o volumoso apenas uma vez ao dia, com o passar do tempo e exposição a áreas abertas, suas propriedades são modificadas, havendo perdas de umidades e reduzindo a aceitabilidade dos animais e reduzindo o consumo de matéria seca, consequentemente a produtividade. Por isso não recomendamos ofertar apenas uma vez ao dia.

Ofertar o volumoso duas vezes, ou mais, ao dia, estimulando os animais a buscarem com mais avidez o alimento e o consumirem de forma fresca.

Quando fazer a leitura de cocho?

A leitura de cocho é realizada 3 horas após cada oferta do volumoso, até que a quantidade de volumoso no cocho seja a ideal.

Uma vez ajustada a quantidade de volumoso, a leitura de cocho deve ser feita a cada 7 dias.

Como fazer a leitura de cocho do volumoso para vacas leiteiras?

Para fazer a leitura de volumoso de cocho deve-se verificar a quantidade de volumoso ofertada e observar se está ocorrendo seletividade alimentar por parte dos animais.

Classificamos a leitura do cocho em escores de 0 a 4, sendo 0 quando não há sobras e 4 com muita sobra (Figuras 1 a 5).

Figura 1 – Leitura de cocho escore 0.

Figura 2 – Leitura de cocho escore 1.

Figura 3 – Leitura de cocho escore 2.

Figura 4 – Leitura de cocho escore 3.

Figura 5 – Leitura de cocho escore 4.

Cochos com escore 0: recomenda-se fazer o aumento de 10% da oferta de volumoso.

Cochos com escore 1: recomenda-se o aumento de 5%.

Cochos com escore 2: indica que a quantidade ofertada é ideal, devendo ser mantida.

Cochos com escore 3: indica que há sobras, por tanto deve ser reduzido em 5% do total de volumoso ofertado.

Cochos com escore 4: demonstra o excesso de volumoso e que há muitas sobras, deve-se reduzir em 10% do total de volumoso ofertado.

Quando se faz a análise das sobras, deve visualizar se existe mais sobras de tamanhos diferentes, com o objetivo de identificar se os animais estão praticando a seletividade no cocho.

O ideal é que as sobras sejam homogêneas, caso haja mais sobras de apenas um tamanho, é indicado a análise e ajuste na máquina de corte do volumoso, para garantir partículas entre 2,5 e 5 cm (tamanho ideal, para a maioria dos tipos de volumosos) no próximo corte.

Grande parte do rebanho nacional é alimentado por silagem de milho, neste caso espera-se que 65% a 75% das partículas estejam no tamanho ideal de 8 mm a 17 mm.

Quer complementar a dieta do seu rebanho com ração / concentrado junto com a oferta de volumoso?

racao-25-lactacao
nucleo-lac-agros-nutrition-clube-do-gado