o-que-e-e-qual-a-importancia-do-volumoso-na-dieta-de-bovinos

O que é e qual a importância do volumoso na dieta de bovinos?

Os alimentos volumosos para animais herbívoros (animais que se alimentam apenas de vegetais) são uma importante fonte de nutrientes devido a sua disponibilidade e ao seu baixo custo de produção.

Quando abordamos as necessidades para os animais ruminantes, entendemos que o volumoso é a principal fonte de nutrientes que possui menor custo aos animais, pelo amplo aproveitamento da porção fibrosa de seus microorganismos no rúmen.

Além disso, os alimentos volumosos, também conhecidos como forragens ou plantas forrageiras, para ruminantes, são responsáveis pelo desenvolvimento fisiológico, tamanho e musculatura do rúmen.

Alimentos volumosos, por sua definição, são os alimentos que possuem um teor de fibra maior que 18% na matéria seca, eles ainda podem ser divididos em:

Volumosos úmidos:

• Silagens;
  • Pastagens;
  • Capineiras;
  • Pré secados.

Volumosos secos:

• Fenos;
  • Cascas;
  • Palhas.
o-que-e-e-qual-a-importancia-do-volumoso-na-dieta-de-bovinos

A digestibilidade e aproveitamento de um alimento volumoso, considerando uma só espécie, vai variar por fatores da planta e do animal.

Os fatores referentes a planta, vão influenciar na deposição de nutrientes na estrutura da planta, na maior complexidade das interações entre carboidratos e compostos fenólicos na parede celular vegetal e formação de lignina (tipo de fibra de menor digestibilidade), os dois últimos são responsáveis pela maior dificuldade de digestibilidade dessa planta pelo animal, são esses:

• Idade;
  • Altura de corte;
  • Disponibilidades de nutrientes no solo para absorção;
  • Seleção genética escolhida;
  • Incidência solar;
  • Disponibilidade de água para absorção;
  • Forma de conservação.
o-que-e-e-qual-a-importancia-do-volumoso-na-dieta-de-bovinos

Os fatores referentes ao animal estão ligados a capacidade dos microorganismos de seu trato digestório de digerir e aproveitar o volumoso, são esses:

• Dieta total ofertada (quantidade de concentrado além do volumoso);
  • Tamanho da partícula do volumoso ofertada;
  • Saúde do animal.

Ao selecionar o volumoso a ser ofertado ao animal, os fatores que influenciam a digestibilidade, as características bromatológicas da planta, as condições do animal e a forma de armazenamento desse volumoso, devem ser levadas em conta.

Dessa forma, é possível ser mais eficiente na determinação da dieta total do rebanho, maximizar a produtividade e reduzir custos.

o-que-e-e-qual-a-importancia-do-volumoso-na-dieta-de-bovinos

Quer potencializar a produtividade da sua pastagem?

Fert Pasto

fert-enraizador-fertilizante-organo-mineral-clube-do-gado-produtos-para-o-agronegocio

Fert Enraizador

Deseja garantir a melhor fermentação da sua silagem?

Aporte Silagem