Melhores Práticas na Hora da Ordenha

A ordenha é um processo importante para a produção de leite, e é fundamental que seja realizada de forma adequada para garantir a saúde das vacas e a qualidade do leite produzido. Algumas das melhores práticas na hora de ordenhar uma vaca são:

melhores-praticas-na-hora-da-ordenha

1. Higiene: É fundamental garantir que o ambiente da ordenha e os equipamentos estejam limpos e desinfetados antes do início do processo. Isso ajuda a evitar a contaminação do leite por microrganismos indesejáveis.
Existe produtos específicos para a limpeza dos equipamentos e limpeza do curral.

Esses produtos específicos você encontra clicando aqui:

2. Preparação das vacas: Antes de iniciar a ordenha, é importante limpar as tetas com o produto específico de (PRÉ DIP) e massageá-las para estimular a produção de leite. Isso também ajuda a identificar possíveis problemas, como inflamações ou lesões.

Clique aqui para conhecer o produto de pré dip para limpeza antes de realizar a ordenha:

melhores-praticas-na-hora-da-ordenha

3. Ordenha manual: Se a ordenha for manual, é importante garantir que as mãos e as unhas estejam limpas e desinfetadas. É fundamental utilizar uma técnica correta de ordenha, aplicando pressão adequada para não causar dor ou estresse nos animais.

4. Ordenha mecânica: Se a ordenha for mecânica, é importante garantir que os equipamentos estejam limpos e funcionando corretamente. É fundamental ajustar o equipamento de acordo com o tamanho e formato das tetas da vaca, para garantir uma ordenha eficiente e sem causar desconforto ou lesões.

5. Limpeza dos Tetos: Após a ordenha, é importante aplicar um produto desinfetante (pós dip) nas tetas para evitar a proliferação de microrganismos. É fundamental também garantir que os tetos estejam secos antes de liberar as vacas para evitar problemas de saúde, como mastite.

Clique aqui para conhecer o produto de pós dip. Ideal para limpeza das tetas pós ordenha.

melhores-praticas-na-hora-da-ordenha

6. Descarte do leite: Se o leite apresentar algum problema, como presença de sangue, pus ou outros contaminantes, é fundamental descartá-lo. Isso ajuda a garantir a qualidade do leite produzido.

Em resumo, as melhores práticas na hora de ordenhar uma vaca incluem a garantia da higiene do curral e dos equipamentos, uso dos produtos específicos para cada momento, a preparação adequada das vacas, o uso de técnicas corretas de ordenha, a limpeza das tetas após a ordenha e o descarte do leite em caso de problemas.

melhores-praticas-na-hora-da-ordenha

O Clube do Gado é uma empresa especializada em produtos para gado leiteiro e gado de corte, responsável por levar tecnologia de ponta com baixo custo para os produtores do Agronegócio no Brasil.

Fale agora com um de nossos vendedores: