quais-os-tipos-de-alimentos-existentes-para-a-nutricao-de-animais-de-producao

Quais os tipos de alimentos existentes para a nutrição de animais de produção?

Cada alimento que é oferecido aos animais possui sua própria composição nutricional, que dependendo da fonte onde se busca esses nutrientes vai alterar a disponibilidade e absorção pelo animal.

Entendendo a gama de variações existentes para composição de dietas, se torna imprescindível entender a categoria e classificação desses alimentos, buscando selecioná-los de forma a melhor atender as demandas nutricionais dos animais a que se destina.

As demandas nutricionais dos animais vão variar de acordo com a raça, sexo, idade, fase de produção e produtividade.

quais-os-tipos-de-alimentos-existentes-para-a-nutricao-de-animais-de-producao

Hoje o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA é o órgão governamental brasileiro responsável pela gestão, regulamentação e fiscalização de políticas públicas relacionadas ao mercado agropecuário, fomento do setor e por estabelecer e classificar os alimentos para consumo animal.

Dessa forma, a Instrução Normativa Nº 15, de 26 de maio de 2009 do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA e normativas posteriores que a complementa, define e classifica os alimentos para consumo animal. Dessa forma, a normativa define alimentos como:

“A mistura composta por ingredientes destinada exclusivamente à alimentação de animais, que constitua um produto de pronto fornecimento e capaz de atender integralmente ou em parte às suas exigências nutricionais.”

quais-os-tipos-de-alimentos-existentes-para-a-nutricao-de-animais-de-producao

Para entender quais alimentos se enquadram em qual categoria, vamos entender quais as definições dessas categorias:

1. Ingrediente ou matéria prima: “é o componente ou constituinte de qualquer combinação ou mistura utilizado na alimentação animal, que tenha ou não valor nutricional, podendo ser de origem vegetal, animal, mineral, além de outras substâncias orgânicas e inorgânicas;”
  2. Aditivo: “Substância, micro­organismo ou produto formulado, adicionado intencionalmente aos produtos, que não é utilizada normalmente como ingrediente, tenha ou não valor nutritivo e que melhore as características dos produtos destinados à alimentação animal ou dos produtos animais, melhore o desempenho dos animais sadios e atenda às necessidades nutricionais ou tenha efeito anticoccidiano;”
  3. Suplemento: “A mistura composta por ingredientes ou aditivos, podendo conter veículo ou excipiente, que deve ser fornecida diretamente aos animais para melhorar o balanço nutricional; quando se tratar de suplementos minerais destinados à alimentação de ruminantes, estes também poderão ser indicados para diluição;”
  4. Premix: é a pré­ mistura de aditivos e veículo ou excipiente, que facilita a dispersão em grandes misturas, que não pode ser fornecido diretamente aos animais;”
  5. Núcleo: é a pré ­mistura composta por aditivos e macrominerais contendo ou não veículo ou excipiente, que facilita a dispersão em grandes misturas, que não pode ser fornecido diretamente aos animais;”
  6. Concentrado: “A mistura composta por ingredientes ou aditivos que, quando associada a outros ingredientes, em proporções adequadas, constitua uma ração; e”
  7. Ração: “A mistura composta por ingredientes e aditivos, destinada à alimentação de animais de produção, que constitua um produto de pronto fornecimento e capaz de atender às exigências nutricionais dos animais a que se destine.”

Cada alimento ainda possui suas subdivisões e ao entender o papel de cada tipo de alimento é possível, junto a um nutricionista, o produtor chegar a uma dieta de melhor custo benefício, otimizando os recursos e potencializando a sua produtividade.

Assim, a formulação de dieta eficaz, baseada em um entendimento claro das várias categorias de alimentos e suas aplicações, é um pilar fundamental para o sucesso e a eficiência do setor agropecuário.

quais-os-tipos-de-alimentos-existentes-para-a-nutricao-de-animais-de-producao

Gostou do conteúdo e gostaria de saber mais sobre o tema?

Informe seus dados a baixo e baixe seu e-book completo agora!

Assista o conteúdo desse post em formato de treinamento!

Dê o play no vídeo abaixo:

Conheça as categorias de alimentos que o Clube do Gado oferece aos produtores para potencializar a produtividade dos seus animais.

Núcleos

Nucleo LAC

p/ fazer a ração de vacas leiteiras

Nucleo PLUS

p/ fazer a ração de vacas leiteiras

Nucleo LAC Pré-parto

p/ fazer a ração do período de pré parto.

Dieta Aniônica

Suplementos

Lacton

p/ suplementar a ração de vacas leiteiras

Convert PLUS

p/ suplementar a ração de gado de corte

EquiPrime

p/ suplementação alimentar de cavalos

Combate

Poder ativo no combate e prevenção de vermes, carrapatos e mosca do chifre.

p/ bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos, bubalinos e equinos

A. D. E.

Evita a Mastite, Combate a Diarréia, Aumenta a Fertilidade e Previne o Aborto Complexo Vitamínico Com Vitaminas A, D e E.

p/ bovinos, suínos, aves, caprinos, ovinos, bubalinos e equinos